terça-feira, 25 de agosto de 2009

talentos do brasil


O Projeto Talentos do Brasil teve início em 2005 e surgiu de uma parceria do Ministério de Desenvolvimento Agrário com o Sebrae-MG. É um projeto que vale realmente a pena conhecer, oito designers de renome internacional como Jun Nakao e Ronaldo Fraga foram divididos em 15 grupos espalhados por doze estados do país.
O projeto aproxima designers e artesãos, facilitando a troca de conhecimento, gerando empregos e valorizando o trabalho artesanal brasileiro.
O objetivo é ajudar grupos e cooperativas de artesãs de todo país, a produzir seu trabalho de forma sustentável, com foco em mercado e autogestão.
Cada comunidade tem a missão de desenvolver objetos utilizando algum material ou técnica específica daquela região como látex, pele de peixe, sisal, palha de buriti, lã e crina de cavalo, folha de tururi, juta, sementes, sobras de madeira, bagacilho de cana, algodão orgânico, pedras preciosas e a casca do coco babaçu.
Na primeira parte do projeto foram realizadas oficinas entre cada designer e sua comunidade de artesãs e o resultado foi exibido em desfiles na Marina da Glória-RJ e em feiras de produtos sustentáveis, de design, artesanato
, do setor de confecção, agricultura familiar e turismo. Em setembro desse ano as peças serão exibidas em Paris na Feira de Produtos Étnicose Sustentáveis SOETHIC.
Para valorizar a cultura brasileira, com produtos sustentáveis, belos e de qualidade.

Fotos de abertura do flickr do Ronaldo Fraga. Acima imagens das artesãs participando das oficinas com Jun Nakao e Ronaldo. Clique na imagem para ampliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário