quinta-feira, 27 de agosto de 2009

otto stupakoff


A exposição do fotógrafo Otto Stupakoff, organizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS) do Rio de Janeiro, chega a São Paulo. São mais de 70 imagens, ícones do seu excelente trabalho, que fazem parte do acervo de 16 mil imagens de Otto compradas pelo IMS.
Otto Stupakoff é um dos pioneiros na fotografia do mercado de moda do Brasil, trabalhou para a Vogue, Harper’s Bazaar e Elle, e entre 1950 e 1960 foi um dos grandes nomes do fotojornalismo dos país.
Stupakoff fotografou grandes nomes como o presidente Nixon, Jack Nicholson, Truman Capote e Grace Kelly. Registrou ainda a construção de Brasília, a pedido do presidente Juscelino Kubitschek, e imagens de suas viagens pelo Ártico, Amazonas e Camboja. Seu retrato de Tom Jobim (na mostra) de 1957, é considerado uma das melhores imagens do mestre da Bossa Nova.
Otto morreu, aos 73 anos, nesse último abril mas felizmente teve tempo de receber duas grandes homenagens, um livro de fotos lançado pela Cosac Naify e a exposição organizada pelo Instituto Moreira Sales, 2 meses antes de sua morte.
Suas imagens são repletas de sensualidade, força e beleza. Vai lá, será um prazer para o seu olhar!

Fotografias de Otto Stupakoff: IMS. Rua Piauí, 844, 1.º andar. Até o dia 22/11
tel. 3825-2560. 13 h/19 h (sáb. até 18 h; fecha na 2.ª).



Clique na imagem para ampliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário