quinta-feira, 18 de junho de 2009

food designer


"A food designer is somebody working with food, with no idea of cooking". Inga Knölke, 1999

Martí Guixé é catalão e divide seu tempo entre Barcelona e Berlim. Estudou design de interiores na Elisava, em Barcelona e design de produto na Escola Politécnica de Milão. Em 2001, para poder criar seus trabalhos sem as limitações do design, Guixé iniciou o movimento Ex-designer e é assim que ele se autodenomina.
O que chama mais atenção no seu trabalho é a experimentação constante. Mesmo com uma lista de clientes impressionante, seu trabalho autoral é muito vasto e merece destaque.
Food Design é mais um de seus projetos não comerciais e teve início em 1996. Guixé está interessado em comida como conceito de produto, como um objeto, sem as preocupações com a cozinha e suas tradições. Seus projetos como food designer são ergonômicos e funcionais, buscando romper padrões e se comunicar de uma maneira interativa com as pessoas.
A imagem da abertura é o Fish Snack System, tapa de peixe com limão. Você segura com uma única mão, aperta e está pronto para comer. Abaixo mais alguns trabalhos de food design de Martí Guixé, lembrem-se são experimentações!


Da esquerda para direita: 1. Olive Atomic Snack: tapa de azeitonas tridimensional; 2. 3D-snack: fruta pré cortada para ser servida como aperetivo; 3. Wine label: com o nome destacável na parte debaixo (para lembrar no dia seguinte); 4. Oranienbaum Lollipop: pirulito de laranja com uma semente dentro, para você plantar quando acabar de comer; 5. Post-it Chip: para comer na hora que você quiser; 6. Autobahn Cakes: bolachas para comer enquanto dirige; 7. 7-Step Cookie: bolacha decorada com o caminho da mordida.

"I am only interested in food, as I consider it is a mass consumption product and I like the fact that it is a product that disappears – by ingestion – and is transformed into energy." Martí Guixé

Nenhum comentário:

Postar um comentário