quarta-feira, 17 de junho de 2009

design gastronômico?


Vocês já pensaram em gastronomia como design? Design, desígnio, produto... é a atividade criativa de conceber uma interface para passar uma idéia, mensagem e conceito. Alguns designers se auto denominam food-designers, como Martí Guixé (mostrarei num próximo post). A Domus Academy, uma importante escola de design e moda de Milão, começou a oferecer esse ano um curso de férias de Food Design. E ano passado aconteceu no Rio de Janeiro uma mesa redonda para discutir a intersecção entre esses dois temas, abaixo a explicação do professor responsável pelo curso, Enrique Rentería:

"Tendo como ponto de partida que o consumidor desenvolve uma relação de afeto e necessidade com a comida, o design reconcilia-o com o alimento industrializado. Em nossa abordagem, Food De
sign compreende todas as etapas de produção, que a partir da especificação inicial de sabor e textura, leva o designer, através de uma receita regular, a disponibilizar o alimento numa embalagem em condições de armazenar e exibir".

Para ilustrar a pergunta, imagens do Foodgawker, página onde blogueiros da gastronomia mostram suas habilidades, postando fotos de pratos com link para seus blogs, cheios de receitas, ingredientes e idéias bacanas. Vale a pena, é para comer com os olhos!

foto de abertura do restaurante Santa Maria em Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário