Pipilotti Rist é suiça, artista plástica e um dos grandes nomes da videoarte. Nascida em Grabs na Suíça no Vale do Reno, em 1962, estudou arte comercial, ilustração e fotografia no Instituto de Artes Aplicadas em Viena, Áustria, e comunicação áudio visual - vídeo na Escola de Design em Basel, na Suíça.
Começou a trabalhar com videoarte e instalações em 1986 e não parou mais. Trabalhou como freelancer como operadora de computação grafica em diferentes estúdios de vídeo. Fez parte de uma banda de música Les Reines Prochaines, com shows e performances. Vive e trabalha em Zurique desde 2004.
Seu trabalho é emocional e envolvente, esteve no MoMA com instalações gigantescas ocupando toda a arquitetura do edifício. Ela sabe usar os espaço em suas instalações, projetando no piso dos museus, nas cúpulas de uma igreja e até no corpo do espectador.
Pipi diz que sua inspiração vem de seus sonhos, ela usa imagens do corpo humano em busca de poesia e trabalha com cores vibrantes para conseguir emocionar e tocar o espectador, um trabalho contra tabus e estereótipos e repleto de emoção e humor.
A boa notícia é que Pipilotti Rist chega ao Brasil, mostrando uma compilação do seu trabalho nos últimos 20 anos, no MIS e no Paço das Artes, em São Paulo. Vai lá e não deixe de visitar o site da artista www.pipilottirist.net
MIS, Av. Europa, 158; Paço das Artes, Cidade Universitária
até 06.12 no MIS, e até 03.01.10 no Paço
R$ 4 no MIS e de graça no Paço
Imagens dos trabahos da artista em exposições espalhadas pelo mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário